O Gloveone permite os usuários sentirem e tocarem qualquer objeto virtual na tela ou nos seus headsets de realidade virtual. Por exemplo, se uma maçã virtual é exibida na tela, com Gloveone, você será capaz de sentir a forma ou peso, de sentir todas as suas características fisicas e até esmagá-la. Ele traduz as sensações e vibrações do objetos projetados em sua interface.
Existem 10 atuadores distribuidos pela palma da mão e pelas pontas dos dedos do GloveOne, que vibram de maneira independente em diferentes frequencias e em intensidades, reproduzindo assim sensações de toque precisas.
Apesar do produto ainda estar em fase de desenvolvimento, já é possivel comprar em seu site pelo preço de 299 Euros.
Site: https://www.neurodigital.es
AULA 6 | G1
GLOVEONE
SENSAÇÕES
- Peso de objetos virtuais
- Interagir com botões e elementos
- Diferenciar texturas
- Sinta as ondas sonoras
- Receber alertas tácticos e eventos de alerta
- Realize ações e comandos como um controlador inteligente
- Sinta a vibração suave de uma borboleta
- Sinta as gotas de chuva Impacto ou a intensidade de um fogo virtual
CRITICA
O Gloveone sem dúvidas é uma grande ideia e pode trazer grandes oportunidades para muitas pessoas. Porém todo grande projeto existe suas limitações e seus prós e contras. Como no caso deste em analise, o Gloveone oferece uma imersão através do auxilio de Headsets (óculos de realidade virtual) e luvas com diversos sensores espalhados para que seja possível sentir texturas, pesos e tamanhos dos objetos projetados.
Mas sempre que tentamos nos inserir dentro do lado digital e fazer com que o sentidos sejam mais reais, pode-se dizer uma tarefa difícil. Pois nesse caso do Gloveone, sua maior intensão (e diferencial) é sentir pela primeira vez o "toque" de algo dentro da realidade virtual. Mesmo que com seus 10 atuadores de vibração espalhados pela luva não é possível alcançar um resultado tão perto da realidade, suas áreas de contato para reconhecimento digital e para gestos, funcionam a partir de uma espécie de Kinect, sempre ligada ao óculos de realidade virtual. E muitos sabem que a tecnologia usada pelo kinect, e similares, estão ficando cada vez mais de lado justamente por não a ver um feedback imediato e de tanta precisão.
Vale mencionar que grande parte da comunicação dele é feita a partir de:
- Baixa latência Bluetooth 4.0
- Modo de latência ultra baixa com USB
- Rastreamento de movimento (kinect)
Além de tudo, em seus videos demonstrativos é possível vermos uma falta de atenção na parte visual exibida dentro do óculos/tela. Pois do que adianta ganhar sentidos como o tato e pecar nos outros como audição e visão, já que uma boa imersão é feita a partir da ambientação e exploração desses sentidos que o console traz.
ALTERNATIVAS
Como dito antes, é de fato uma grande ideia. Porém, nem toda boa ideia necessariamente vai ganhar fama/usabilidade, muitas vezes isso ocorre devido a onde e a quem ela se aplica. Ideias citadas em sala, como o telefone fixo com video chamada, é uma dessas boas ideias que nunca fez sucesso. No caso do Gloveone, deixa a duvidar muito de sua real capacidade e desempenho, a publicidade é um inimigo crucial do consumidor por isso. Exemplos um tanto quanto equivocados são exemplificados ao produto, pouco mostra sua real identidade e imersão com a luva.
Uma alternativa para seus desenvolvedores, seria tentar "desgameficar", e aplicar em outras áreas, como o da medicina por exemplo. Imagine a possibilidade de visualizar uma pré-cirurgia, ou até mesmo para aprimorar e estudar a técnica e precisam de uma cirurgia, para que o resultado seja cada vez mais positivo. Outra área seria até no treinamento para esquadrao anti-bombas, possibilitando o aprendiz a desarmar uma bomba de forma mais precisa e próxima.... São outras grandes áreas, até mais significantes do que as dos jogos, que o produtos poderia ser aplicado sem muito esforço dentro das condições reais.
É bem viável e favorável para que a empresa pense o quanto antes em investir e direcionar a intenção do Gloveone para outras áreas que não seja somente jogos, vendendo seu produto como de fato ele é, sem incrementar ou exagerar a verdade. Essas ações irião potencializar e trazer o Gloveone para outro nível de significancia.