top of page
AULA 2

O MEIO É A

MENSAGEM

Marshall Mcluhan é o autor e criador da famosa frase "o meio é a mensagem". O sociologo cita e disserta sobre o assunto em seu livro "Os meios de comunicação como extensões do homem", onde os fenômenos da comunicação são explorados. 

O mais bizarro (e ao mesmo um pouco tenebroso) é o contexto e época em que McLuhan escreveu seu livro de maior sucesso. Ele basicamente previu o que seria a internet antes mesmo dela existir, quando a televisão e o rádio eram os maiores meios de comunicação da época (ah! vale falar que foi uma analise nos anos 60 quando ainda havia guerras). Mas não se deixe levar pelo ano em que foi publicado, pois suas teses se aplicam perfeitamente na atualidade e dizem muito.

A leitura foi em cima somente do primeiro capitulo, mas foi o suficiente para trazer fortes questões em cima do Design como eu vejo, particularmente. Como por exemplo, quando enviamos uma mensagem por alguém no WhatsApp estamos muito automatizados a mandar a mensagem e pouco sabemos que sem aquele meio, sem aquela plataforma escolhida, não haveria mensagem. Logo, o meio de comunicação em si acaba sendo mais importante e de valor do que a própria mensagem.

Um dos pontos iniciais que o texto aponta é que a tecnologia é uma extensão de alguma espécie de capacidade do corpo humano. Como um tablet ser uma extensão dos olhos, roupas serem extensões da pele e etc.. Sendo assim, as mídias seria de nós mesmo. Isso traz consigo muito do Design se pararmos pra pensar.

O designer nada mais é do que um grande comunicador, que tenta trazer sempre um design de fácil compreensão para seus receptores. Muito alem disso, o designer sempre possibilita extensões dentro de seus trabalhos, olha-se para seu contexto, para o passado e presente e projeta para um futuro. Independente do resultado, sempre há possibilidade de um futuro designer distorcer e desenvolver um novo projeto em cima de tal, sempre readaptado e renovando. Mídias são extensoes do nosso eu, de fato são, pois nelas, hoje mais do que nunca, estamos passando a ser e viver nelas, agora imagina isso sendo dito por um cara que nunca viu a internet antes. 

bottom of page